Xaxim sedia evento intermunicipal de turismo rural

Aconteceu nesta quarta-feira, 19, em Xaxim, o Curso Intermunicipal de Turismo Rural, realizado pela Epagri, que teve o apoio do Governo Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. O Curso foi realizado no auditório da Câmara de Vereadores e reuniu lideranças e pessoas ligadas ao setor.

Foram realizadas palestras sobre a agroindústria familiar e turismo rural como opções de renda para o meio rural do Oeste Catarinense (Anderson Elias Biachi – proprietário da Casa Bianchi e prefeito de Lajeado Grande); turismo rural na agricultura familiar, a experiência de Urubici-SC (Claudia Schmitz – extensionista rural de Urubici); turismo no espaço rural, empreendedorismo e parcerias de trabalho (Aziz Abou Hatem – extensionista rural de Lages); e legalização de empreendimentos de turismo rural para agricultores e emissão de notas fiscais eletrônicas (Aziz Abou Hatem – extensionista rural de Lages e Claudia Schmitz – extensionista rural de Urubici).

Para o secretário municipal de desenvolvimento econômico, Beto Grasel, o Curso Intermunicipal de Turismo Rural é uma oportunidade para fomentar o setor em Xaxim. “O Governo Municipal tem priorizado o turismo, pois estudos desenvolvidos pelo Sebrae, apontam o potencial que Xaxim tem nesta área. Além disso, estamos incentivando os empreendedores por meio de consultorias para que tornem os negócios viáveis e sólidos. Além do turismo rural, o município tem forte potencial no turismo religioso e científico”, explica Beto.