CEJAX desenvolve projeto que transforma resíduos em ações sustentáveis

O Centro de Educação de Jovens e Adultos de Xaxim (CEJAX) está desenvolvendo um projeto com cerca de 80 alunos, na disciplina de Projeto de Vida, que transforma resíduos em ações sustentáveis. O projeto chamado Reciclando com Arte, contempla a coleta de caixas tetra pak e de óleo de cozinha, além de uma horta e de duas composteiras feitas com estrutura reciclável.

Segundo a secretária municipal de educação, Isabel Canalle, ações de conscientização sobre o meio ambiente estão sendo realizadas em todas as unidades escolares do município. “Cada escola e CEIM está desenvolvendo ações conforme sua realidade. O CEJAX vem se destacando com projetos importantes, inclusive vendendo sabão que é produzido com óleo de cozinha, cujo dinheiro fica para a própria escola”, explica Isabel.

A produção de sabão é resultado da coleta de óleo feita pelos alunos e pela comunidade que pode doar no CEJAX. Com o auxílio dos professores, são os próprios alunos quem produzem o sabão que em seguida, é comercializado em barras.

Outra ação foi a instalação de duas composteiras onde são depositados alimentos não cozidos descartados no CEJAX. O chorume produzido será utilizado como adubo nos canteiros de uma pequena horta, cuja estrutura foi feita com embalagens plásticas. Os temperos e chás produzidos no espaço serão utilizados no próprio CEJAX.

O projeto contempla ainda, uma ação de coleta de caixas treta pak, higienizadas, para fazer revestimento interno de casas. Além da coleta entre os alunos, caixas coletoras foram distribuídas nas escolas e CEIM´S de Xaxim. O processo consiste em encaminhar as caixinhas para o programa Brasil Sem Frestas, desenvolvido em Chapecó, onde elas são grampeadas para formar ‘chapas’ que são colocadas na parte interna das casas de famílias carentes e servem como isolante térmico. O revestimento permite que a diferença térmica do ambiente chegue até oito graus.

“Ações simples têm um resultado importante não só para o CEJAX, mas para os envolvidos neste projeto. Queremos continuar e envolver mais alunos, pois é possível transformar um ambiente com atitudes sustentáveis”, afirma a diretora do CEJAX, Marivalda Grando.