Encontro com hipertensos e diabéticos é realizado no bairro Guarany

Hipertensos e diabéticos participaram na última terça-feira, 23, de um encontro realizado pela unidade de saúde do bairro Guarany. O encontro aconteceu no ginásio da comunidade e contou com a participação de uma equipe multidisciplinar.

Durante o encontro foram realizadas palestras, além de atividades físicas e orientações sobre alimentação e os cuidados com a saúde. As ações foram desenvolvidas por nutricionista, acadêmicas do curso de nutrição, profissional de educação física, profissional em odontologia, equipe de enfermagem, acadêmico de enfermagem e agentes comunitárias de saúde.

“Foi um momento importante, pois foram realizadas atividades de educação em saúde para conscientização sobre a necessidade de hábitos saudáveis para prevenção de doenças crônicas e a manutenção da saúde com promoção do autocuidado”, explica a enfermeira, Saionara Tomkelki.

Durante o mês de maio, além do encontro, as agentes de saúde do bairro Guarany, também estão conversando com os moradores durante suas visitas, sobre a hipertensão e o diabetes. As ações servem para marcar o mês de maio, pois o dia 17, é lembrando como o Dia Mundial da Hipertensão Arterial.

Grupos de apoio permanentes

A Secretaria Municipal de Saúde mantém, de forma permanente, outros grupos de apoio, com encontros trimestrais no auditório da Secretaria: hipertensos e diabéticos; gestantes, tabagismo, ostomizados, reiki, meditação e yoga.