Equipe de Xaxim conhece projeto sobre saúde mental de professores em Vargeão

Uma equipe de servidores de Xaxim, esteve na semana passada, em Vargeão para conhecer o projeto ‘Cuidando de Quem Cuida’. A secretária municipal de educação, Isabel Canalle, a psicóloga escolar, Michele Gonçalvez, e o técnico em segurança do trabalho, Alessandro Guollo Brands, buscam referências para implantar um projeto semelhante em Xaxim.

“Dentro da nossa realidade, queremos desenvolver ações para cuidar da saúde mental dos profissionais da educação, e até estender às famílias dos alunos. Em Xaxim, vamos buscar uma forma de envolver outras áreas públicas para construir uma rede de atendimento. Nos dias atuais é indispensável pensar na qualidade da saúde mental, isso impacta diretamente a qualidade de vida das pessoas”, afirma a secretária municipal de educação, Isabel Canalle.

O Cuidando de Quem Cuida é desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e iniciou em Vargeão em 2021. O projeto que acontece por meio de práticas integrativas, como yoga, auriculoterapia e ginástica laboral, foi implantado depois de uma pesquisa apontar que, 95% dos profissionais da educação daquele município apresentavam sintomas de doenças psicológicas.