Dia Mundial do Diabético é marcado com evento pelo Governo de Xaxim

Xaxim –  Aconteceu na tarde desta sexta-feira (21), no Centro de Múltiplo Uso, um evento para marcar o Dia Mundial do Diabético, comemorado em 14 de novembro. A ação foi organizada pelo Governo Municipal, através da Secretaria de Saúde e a Associação dos Diabéticos. A programação contou com a parceria do Lions Clube, Secretaria de Assistência Social e Ceaca.

A abertura oficial contou com a presença do Vice-prefeito de Xaxim, Dr. Luis Felipe Diniz Fagundes; da Secretária de Saúde, Joseane Sampaio; da Presidente do Lions, Maria Caraça; e de representantes das demais entidades envolvidas. O momento foi marcado por apresentações musicais de alunos do Ceaca e por uma palestra com a psicóloga da Secretaria de Saúde do Município, Giovana Sorgatto.

O evento também contou com serviços de saúde e beleza gratuitos para pacientes diabéticos. Profissionais da Secretaria de Saúde orientaram sobre DSTs/HIV/Aids, saúde mental, drogas e alcoolismo, dengue, nutrição, saúde bucal e oficina com a equipe do NASF – Núcleo de Apoio a Saúde da Família. A Secretaria de Assistência Social e Habitação realizou oficinas de artesanato com exposição de trabalhos realizados pelos grupos dos CRAS, oficina de violão, orientação sobre o Sistema de Garantia de Direitos, divulgação do Projeto Mulheres Mil e oficina de beleza com serviço de manicure. Integrantes do Lions Clube realizaram oficina de maquiagem e voluntárias da Rede Feminina de Combate ao Câncer divulgaram as atividades desenvolvidas pela Rede.

A Secretária de Saúde do município, Joseane Sampaio destacou a importância da participação da população xaxinense em eventos como este. “A participação nestes eventos é muito importante para que as pessoas aprendam um pouco mais sobre como cuidar da sua saúde. Buscamos com a realização desse workshop, proporcionar um dia diferenciado para os diabéticos de nosso município, fornecendo orientações para manter uma boa alimentação, uma vida saudável e ensinando como controlar o diabetes,” destacou Joseane.

O Vice-prefeito Dr. Diniz enalteceu o trabalho das Secretarias e Departamentos Municipais na realização do evento. “Agradecemos o trabalho de todos envolvidos e destacamos a parceria com as entidades, que sempre que solicitadas por nós, se apresentam e contribuem. Agradecemos aos voluntários do Lions, da Rede Feminina e da Associação de Diabéticos, por serem parceiros do Governo Municipal,” finalizou.

Patrícia Vanzin – Jornalista
Departamento de Comunicação e Cerimonial