Prefeitura de Xaxim inaugura ponte em Linha Rodeio Bonito

Xaxim – O Prefeito Idacir Antonio Orso realizou na tarde da última quarta-feira (26), a inauguração de um Kit de Transposição (ponte), em Linha Rodeio Bonito, na divisa com Chapecó. O ato contou com a presença do Secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli; o Secretário de Desenvolvimento Regional de Xanxerê (SDR), Carlos Augustinho Colatto; o Presidente do Legislativo Chapecoense, Ildo Antonini; secretários do Governo Xaxinense, vereadores e representantes da comunidade de Vila Tigre, Tigrinho, Rodeio Bonito e arredores.

O kit de transposição foi solicitado pelo Prefeito Idacir Orso ao Governador João Raimundo Colombo depois das enchentes do final do mês de junho. A ponte, de oito metros de cumprimento por cinco de largura, foi repassada pela Defesa Civil. As prefeituras de Xaxim e Chapecó fizeram uma parceria e cada uma construiu sua cabeceira. Depois de prontas, as estruturas pré-moldadas foram deslocadas e instaladas pela própria Defesa Civil.

Durante pronunciamento o Prefeito Orso agradeceu ao empenho do Governador Colombo e das equipes da Defesa Civil. “Esse kit de transposição não estava previsto para esse lugar, mas sim para a comunidade de Linha São Joaquim. Solicitamos alteração no lugar de instalação, devido à maior necessidade da Linha Rodeio Bonito e fomos atendidos prontamente. Agradecemos a disposição da Prefeitura de Chapecó e à comunidade, que passou por dificuldades enquanto a obra era concluída. Por aqui passam riquezas, a produção dos municípios, por isso, estamos muito felizes em ver essa obra beneficiando nossa população. Já temos a confirmação de que nos próximos dias outro kit será instalado em Linha São Joaquim,” finalizou Orso.

O Secretário da SDR Xanxerê, Carlos Augustinho Colatto, declarou que na regional, várias pontes foram levadas pelas enxurradas e comentou da facilidade proporcionada pelas estruturas prontas. “Se não fosse a disponibilização desse kit de transposição, várias obras ainda não teriam sido concluídas. Destacamos a eficiência da Defesa Civil. Em muitos locais as estruturas estão chegando antes mesmo das cabeceiras ficarem prontas, isso por causa da burocracia, já que os municípios precisam licitar a obra.”

Rodrigo Moratelli, Secretário de Estado da Defesa Civil, explicou que o projeto de desenvolvimento dos kits de transposição visou atender demandas de urgência. “Tentamos desenvolver algo para atender rapidamente situações de enchentes, por exemplo. Esse kit de transposição, que tecnicamente não é uma ponte, está sendo modelo para outros Estados, pois depois que as cabeceiras estão prontas, em aproximadamente duas horas é feita a instalação e em mais um dia é liberado o tráfego. O material tem resistência de 30 toneladas. Nesse ano já foram instaladas 102 e até o final do ano serão 141 no Estado. O custo é outra vantagem. Os municípios gastam cerca de R$15 mil com as cabeceiras e o Estado mais R$ 42 mil com o Kit,” afirmou o Secretário.

Patrícia Vanzin – Jornalista
Departamento de Comunicação e Cerimonial