Representantes de Casas Familiares Rurais da França visitam a Prefeitura de Xaxim

Xaxim – Membros de Casas Familiares Rurais da França visitaram a Prefeitura na tarde de terça-feira (2). Acompanhados do Diretor da Casa Familiar Rural de Xaxim, Luiz Paulo Monteiro, os visitantes conheceram os departamentos da Prefeitura e foram recebidos pelo Secretário da Administração, Rodrigro Veriato Morás e o Secretário da Educação, Gildomar Michelon.

O grupo, composto por dois franceses, Pierre Crabbe e Sonia Savoye e pela Portuguesa Maria da Piedade Reis – que realizava a tradução para ocorrer à comunicação e a troca de conhecimentos. Os três atuam em Diretorias e Conselhos Administrativos de Casas Familiares.

Conforme o Diretor Luiz Paulo, o objetivo da visita foi para eles conhecerem a realidade de Xaxim e compartilharem aprendizados deles no exterior. Conforme Luiz, na França a Casa Familiar também forma os alunos para serem cuidadores de crianças e idosos e oportuniza aos jovens realizarem cursos superiores. Questionados pelo Secretário Rodrigo acerca da Casa Familiar Rural de Xaxim, os intercambistas elogiaram o trabalho xaxinense e a formação agrícola, que incentiva também vivências que garantem a qualidade de vida no meio rural.

No final do encontro, os visitantes foram presenteados com cartões-postais, livros e materiais gráficos do município de Xaxim. O próximo destino dos estrangeiros será os municípios de Quilombo e Saudades.

Patrícia Vanzin – Jornalista
Departamento de Comunicação e Cerimonial