Prefeitura e Vigilância Sanitária realizam vistoria nas obras de saneamento

Obras são consideradas como o maior investimento em saúde da história de Xaxim

Xaxim – O projeto do saneamento básico prevê investimentos superiores a R$ 20 milhões. Em uma primeira etapa, estão sendo aplicados quase R$ 11 milhões, investimento que além da saúde, visa promover a preservação do meio ambiente. Nesta semana a Vigilância Sanitária realizou inspeção de orientação aos munícipes, sobre o Plano de Esgotamento Sanitário Municipal.

O Diretor da Vigilância Sanitária de Xaxim, Mauro Pertuzzatti, acompanhado dos membros do Conselho Municipal de Saúde, Gilmar Vargas, Nelcir Vanazzi e Felix Bastos, trabalharam in loco nas orientações. Em cada residência os moradores foram informados  sobre a implantação da rede de captação de esgoto e seus benefícios.

O Diretor da Vigilância Sanitária, Mauro Pertuzzati, fala do objetivo das orientações. “Visitamos residência por residência para explicar o projeto e fiscalizar a sua execução, tudo para que seja feito dentro do projeto pré-estabelecido. As obras preveem melhorar o aproveitamento das instalações existentes, adequar instalações irregulares e clandestinas, além de obter avanços ambientais e sanitários. Com certeza estamos dando um grande passo para melhorar a saúde da população, com melhores condições de vida,” salientou Mauro.

As obras, que contam com recursos do Governo Federal e da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), inicialmente iniciaram pelo Bairro Guarany, contemplando a construção de galerias para a canalização do esgoto, que posteriormente irá interligar o esgoto de todas as residências, até uma central de tratamento.

Patrícia Vanzin – Jornalista
Departamento de Comunicação e Cerimonial