Prefeito Lírio Dagort assina convênio para custeio do transporte escolar

O Prefeito de Xaxim, Lírio Dagort, assinou na tarde de segunda-feira (12), o convênio referente ao repasse de recursos para custeio do transporte escolar da Rede Estadual de Ensino. O ato de assinatura aconteceu na Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) Xanxerê e contou com a presença do Secretário Executivo da ADR, Ademir Gasparini, do Secretário Municipal de Educação e Cultura de Xaxim, Rubens Marafon e de prefeitos da região de abrangência da ADR para a assinatura do convênio.

O recurso será pago em nove parcelas aos municípios, que ficam responsáveis por gerenciar o transporte. Segundo dados da ADR, somados o total de alunos dos ensinos Fundamental e Médio, Xaxim transporta diariamente 582 alunos da Rede Estadual de Ensino.  Para este ano, a estimativa de custo para este serviço é de R$ 396.388,00, valor que deverá ser repassado pelo Estado por meio do convênio que foi assinado nesta segunda-feira. Já para o Ensino Médio Inovador será repassado o valor de R$35.872,20.

Neste ano, através de um acordo entre a Secretaria de Estado de Educação, Federação Catarinense dos Municípios (FECAM) e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o valor do repasse teve aumento de 9% nas distâncias de 6km a 12km e 7,5% de 12km a 24km e acima de 24km.

Jornalista Meriana Chemin Peri

Assessora Especial de Gabinete