Grupo de Combate ao Tabagismo de Xaxim comemora nove meses sem fumar

Comemorar. Com esse intuito, os 23 integrantes do Grupo de Combate ao Tabagismo da Secretaria Municipal de Saúde de Xaxim estiveram reunidos na manhã desta terça-feira (11) para celebrar com um café da manhã especial, os nove meses sem cigarro. Reunidos com a equipe multidisciplinar da Secretaria de Saúde, com familiares, com o Secretário Municipal de Saúde, Davi Provenzi Machado e com o Prefeito de Xaxim, Lírio Dagort, o grupo celebrou a conquista de uma vida melhor sem fumar e o encerramento das atividades de 2018 do grupo, que iniciou em março e seguirá até março de 2019.

Na oportunidade, a Psicóloga da Secretaria Municipal de Saúde e Coordenadora do Grupo, Graziele Farina parabenizou a caminhada dos pacientes e ressaltou que “o tratamento completo dispõe de diversos mecanismos para que o participante abandone e se mantenha longe do vício. Iniciamos o grupo em março e seguiremos até o mês de março do próximo ano com todo o suporte para que estes pacientes tenham uma vida melhor sem o cigarro. Estes 23 integrantes já são vencedores, pois estão há nove meses sem fumar. Parabenizo a todos pela disciplina e persistência na batalha pelo fim do uso do cigarro”, ressaltou.

O Secretário Municipal de Saúde, Davi Provenzi Machado, observou que “todos já são muito vencedores, pois mesmo com todo o suporte dos nossos profissionais da saúde, a decisão de largar o cigarro foi deles. Desejo que eles continuem o resto de suas vidas sem fumar e que vivam uma vida plena, com saúde e disposição. Parabenizo a equipe multidisciplinar pelo ótimo trabalho realizado e também aos familiares destes pacientes, por todo o apoio e incentivo, que é fundamental no tratamento. Enquanto Secretaria, nós oferecemos todo o suporte para que todos vivam melhor e não voltem a fumar e também ressaltamos a todos os munícipes que tem o desejo de parar de fumar, que procurem a sua unidade de saúde e deixe seu nome para participar do próximo grupo”, destacou.

O Prefeito de Xaxim, Lírio Dagort expôs que “nossa meta enquanto Administração Municipal é proporcionar qualidade de vida e melhorar a vida dos munícipes. Parabenizo a cada integrante do grupo pela persistência, determinação e foco. Eu também me sinto um vencedor, pois também fui fumante e cheguei a consumir 3 carteiras de cigarro por dia. Com persistência, estou há 31 anos sem fumar, então, desejo que cada um deles siga essa jornada sem o cigarro, pois o ganho para a saúde é significante. Agradeço ao Secretário Davi e a cada profissional da equipe da saúde que com profissionalismo e carinho, está auxiliando o grupo e proporcionando esse bem-estar”, pontuou o Prefeito.

O xaxinense Ribamar Polli, de 43 anos, que participa do Grupo de Controle ao Tabagismo comentou que “o tratamento é muito importante, pois nestes encontros, temos orientação, ajuda da psicóloga, da assistente social, do médico, enfermeira, nutricionista, fonoaudióloga, educador físico e de muitos profissionais que nos ajudam a largar o cigarro. Eu pensava que iria largar o cigarro quando quisesse e não foi fácil. Graças ao grupo, estou há nove meses sem fumar e pretendo seguir a vida sem alimentar mais o vício. Fumava duas carteiras de cigarro por dia e agora estou guardando esse valor que gastava com o cigarro para realizar uma viagem, já são R$ 6 mil economizados e posso dizer que sou outra pessoa, com mais disposição para as atividades e muito mais feliz. Agradeço a Secretaria e ao Prefeito pela realização desse grupo, pois vidas estão sendo salvas aqui em Xaxim”, assinalou.

Já a paciente Jeane Marchetti, de 63 anos, comentou que era fumante há 43 anos e que largar o cigarro não foi fácil, mas que com a ajuda do grupo está podendo viver uma vida muito melhor. “Eu comprava pacotes de cigarro. Por mês, era em torno de R$ 400 investidos no vício. Durante os primeiros meses, tive algumas recaídas, sofri muito e também pensei em deixar o grupo. Com força de vontade e auxílio dos colegas e dos profissionais estou aqui sem fumar há meses, com mais disposição, com um aspecto de pele melhor e feliz da vida. Só tenho a agradecer a todos”, finalizou.

Os encontros são realizados quinzenalmente, na Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Bairro Primavera. A metodologia dos encontros segue proposta do Ministério da Saúde.

Jornalista Meriana Chemin Peri

Assessora Especial de Gabinete