Município de Xaxim recebe mutirão do Projeto Castração na próxima segunda-feira

Com o objetivo de controle de zoonoses e de proporcionar a castração de cães e gatos a um valor acessível a comunidade xaxinense, o município de Xaxim irá receber na próxima segunda-feira (13) a carreta do Projeto Castração. O mutirão de castração será realizado na Praça Municipal Frei Bruno e conta com o apoio do Governo Municipal de Xaxim e contará com a participação de voluntários.

O mutirão é realizado na unidade móvel, sendo uma carreta de 19 metros de comprimento equipada com tudo o que há de mais moderno em tecnologia para esterilização e totalmente de acordo com as normas sanitárias. Para a cirurgia, será cobrado apenas um preço social a fim de cobrir as despesas.

As cirurgias serão feitas pela veterinária Marina Dante e sua equipe, que possui a clínica Projeto Castração, fundada em 1997. O projeto já realizou mais de 150 mil castrações. “Utilizamos uma técnica minimamente invasiva, com o corte cirúrgico que pode ser até 10 vezes menor do que as cirurgias tradicionais de castração, levando o paciente a uma recuperação muito mais tranquila”, explica Marina.

Para a castração, será cobrado um preço social a fim de cobrir despesas decorrentes do procedimento. As inscrições devem ser realizadas pessoalmente e antecipadamente, no QG do Celular, Agropecuária Ganadera e Faísca Motores, ou pelo telefone (49) 99740900.

O Vice-prefeito de Xaxim, Adriano Bortolanza destaca que a ação será muito importante, pois auxilia no controle de zoonoses, o que reflete em mais garantia de saúde para todos. “Conseguimos encaixar na agenda do Projeto Castração para que atendesse a nossa comunidade e estamos felizes que o município foi contemplado. Ações como essas e, com preços acessíveis são fundamentais para trabalharmos no controle de zoonoses em nosso município”, frisou.

Informações importantes

– No valor da castração está incluso toda medicação pós-operatório e cone;

– Inscrições somente pessoalmente. Não é feita reserva de vaga;

– Animais de raça acresce R$ 50,00 para anestesia especial;

– Levar RG e CPF do tutor ou responsável pelo animal para fazer a inscrição;

– Na cirurgia são retirados ovários, trompas e útero das fêmeas e os testículos dos machos. As fêmeas não entram mais no cio.

– Quais animais podem se inscrever para o Mutirão? Qualquer animal que esteja aparentemente saudável, exceto: cães de focinho curto (bulldog, pequinês, pug), cães idosos e cães que tenham problemas cardíacos.

– Valores:  R$ 165,00 até 15kg; R$ 195,00 acima de 15kg; R$ 265,00 acima de 30kg.

Jornalista Meriana Chemin Peri

Assessora Especial de Gabinete