Xaxim implanta coleta mecanizada de lixo no centro da cidade

A Administração Municipal iniciou nesta segunda-feira, 21, a implantação do novo sistema de coleta de resíduos em Xaxim. As tradicionais lixeiras estão sendo substituídas por contêineres, cuja coleta será mecanizada. Ao todo serão instaladas 100 unidades, em sistema de pares, em 50 locais da área central da cidade.

A ação faz parte do programa Lixo Sustentável e visa o fim da exposição de resíduos, da proliferação de insetos e o mau cheiro. A consultora do programa, Vanusa Maggioni Cella, explica que foi realizado um estudo para identificar os locais apropriados para a instalação dos contêineres. “É um novo momento que Xaxim vive. Cidade que se desenvolve também pensa na qualidade de vida de sua gente e no descarte correto dos resíduos. É importante que as pessoas façam o descarte de forma correta, pois a partir de hoje, nas áreas onde foram instalados os contêineres, não será mais feita a coleta de resíduos que estiverem em lixeiras particulares”, afirma Vanusa.

A orientação é que o descarte seja feito sempre pelo lado onde o contêiner está adesivado, ou seja, do lado da calçada. Também é importante que as pessoas façam a separação correta dos resíduos e descartem de forma adequada no contêiner dos rejeitos ou dos recicláveis, que estão devidamente identificados.

A coleta dos resíduos recicláveis é realizada de segunda a sexta-feira, das 11h30 às 14h30 e no sábado das 10h30 às 13h30. Já os rejeitos são coletados de segunda a sexta-feira, das 18h às 20h e no sábado das 17h às 19h. Sempre na segunda semana de cada mês será feita a higienização dos contêineres.

O prefeito, Chico Folle, explica que em breve, também serão implantadas lixeiras para pedestres e varrição. “Esperamos a compreensão da comunidade, pois estamos pensando no melhor para nossa cidade. Xaxim mais organizada, mais bonita. Façamos todos a nossa parte, vamos separar o lixo de forma correta e descartar no contêiner indicado. Isso é cuidar do que é nosso”, explica Chico.