Xaxim desenvolve programa Família Acolhedora

O programa Família Acolhedora é uma ação que garante o direito à convivência familiar e comunitária de pessoas afastadas judicialmente de suas famílias. Em Xaxim, atualmente, o programa possui dez famílias aptas para acolher e 11 acolhidos entres crianças, adolescentes, idosos e pessoas doentes.

Segundo o secretário municipal de assistência social, Eder Lussani, a família recebe entre um e dois salários mínimos por pessoas que acolher. “As famílias acolhedoras recebem capacitação e acompanhamento permanente. Elas são acompanhadas por psicólogos, assistentes sociais e pela justiça, já que o acolhimento é provisório até que a situação judicial do acolhido seja definida”, explica Eder.

Dona Jussara da Silva e o marido Assis, acolhem quatro pessoas por meio do programa. Os dois se dedicam integralmente a cuidar de um senhor de 80 anos e de outras três pessoas doentes. “Nossa vida é cuidar deles. A gente corre atrás de exames, de remédios, de tudo que eles precisam. Fizemos isto há cinco anos e nos sentimos muito felizes por poder ajudar”, afirma dona Jussara.

Na quinta-feira, 24, a secretaria municipal de assistência social realizou um encontro com famílias acolhedoras e com outras que estão iniciando o processo para se tornarem aptas. Dona Salete Borges foi uma das participantes. Há dois meses ela, o marido e o filho acolheram uma criança de nove anos, atitude que transformou não só a vida do acolhido, mas de toda a família. “Eu digo que as pessoas façam parte do programa, porque a vida fica mais feliz”, conta.