Prefeitura realiza mutirão de limpeza contra a dengue

A Prefeitura de Xaxim realiza nesta quinta e sexta-feira (11 e 12 de abril), um mutirão de limpeza no bairro Santa Terezinha. Os moradores foram orientados com antecedência, para que limpem os quintais de suas casas e deixem os entulhos na calçada para que sejam recolhidos pelas equipes da Prefeitura. A intenção do mutirão é eliminar focos do mosquito transmissor da dengue e conscientizar a população para que evite manter objetos que acumulem água.

O mutirão está sendo realizado no bairro devido ao alto número de focos do mosquito no local. Cerca de 90% dos focos existentes no município, estão no Santa Terezinha.

Xaxim vive uma situação de emergência por causa da dengue, com mais de 470 casos positivos. Para prevenir e tratar a doença, o Governo Municipal vem intensificando as ações e nesta semana abriu o Ambulatório da Dengue, das 07h à 01h, anexo do Pronto Atendimento. Para atender a demanda, a Prefeitura contratou mais equipes e assim, mantém quatro médicos atendendo simultaneamente no Pronto Atendimento e no Ambulatório.

Além disso, a Prefeitura também mantém médicos nos nove postos de saúde e repassa subsídios mensais ao hospital Frei Bruno para atendimento à população.

As agentes de endemia e de saúde seguem orientando os moradores para que evitem acumular lixo e mantenham as casas e terrenos sem objetos que acumulem água. Também estão sendo distribuídas e instaladas telas de proteção em cisternas.

O alerta é pela conscientização da comunidade. Confira alguns cuidados básicos que devem ser adotados para evitar a formação de focos do mosquito:

– Retirar os pratinhos das plantas;

– Manter a caixa d’água bem fechada;

– Eliminar pneus velhos;

– Lavar bem as vasilhas dos pets;

– Limpar telhas e calhas para não acumular água;

– Virar garrafas e potes vazios;

– Colocar o lixo no saco plástico e fechar bem a lixeira;

– Conferir o quintal em busca de água parada;

– Retirar a água de bandejas externas de geladeira e ar-condicionado;

– Limpar a piscina e tratar com cloro.