Xaxim distribui larvicidas para agricultores combaterem o borrachuco

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente está distribuindo gratuitamente aos agricultores de Xaxim, larvicida biológico para o controle do mosquito borrachudo. O produto deve ser aplicado em três etapas com espaços de 15 dias, no leito de rios onde ficam as larvas.

Segundo o responsável pela Secretaria, Claudir Minski, o larvicida não causa danos ao meio ambiente. “Quem tiver interesse pode nos procurar na Secretaria de Agricultura que iremos disponibilizar o produto e dar todas as orientações necessárias. Muitos produtores já realizaram a aplicação nos rios de suas propriedades e o resultado tem sido positivo, tanto para as pessoas quanto para os animais que também sofrem com as picadas”, explica Minski.

Para diminuir a incidência do borrachudo é preciso aplicar o inseticida biológico no riacho, o qual é diluído em água na proporção adequada. A base do produto é uma bactéria, o “bti”, que mata a larva do inseto e não causa nenhum dano aos peixes, animais e humanos caso consumam a água com o larvicida.

O larvicida também está sendo aplicado por equipes do setor de infraestrutura de Xaxim, em rios na cidade.