Xaxim recebe investimento de R$120 mil para reforma do ginásio São Francisco

O ginásio São Francisco foi reformado com investimento de R$120 mil da Federação Catarinense de Basquete. Os recursos são considerados uma forma de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido na modalidade, em Xaxim. O Município mantém uma parceria com o Clube de Basquete de Xaxim (CBX), e atende gratuitamente, 150 atletas nas categorias mosquito (04 a 07 anos), pré-mini, sub-12, sub-13, sub-15, sub-17, adulto, máster e 3×3, além de um polo na escola Gomes Carneiro e outro na escola Dom Bosco.

Segundo o secretário municipal de esportes, Gelci Della Corte, o reconhecimento da Federação mostra que o trabalho está sendo bem feito em Xaxim. “Agradecemos à Federação Catarinense de Basquete e ao Clube de Basquete de Xaxim que intermediou a vinda dos recursos. O ginásio São Francisco é a casa do basquete do nosso município, mas no espaço, nós também trabalhamos com as escolinhas de futsal e vôlei, ou seja, muitos atletas serão beneficiados ”, explica Gelci.

A obra contempla lixamento e pintura da quadra, pintura das arquibancadas, revitalização da fachada, reforma dos banheiros e dos portões de acesso à quadra e substituição das lâmpadas tradicionais por iluminação em led. Também foram instaladas camisas gigantes no alto do ginásio, com o nome de atletas de Xaxim que foram convocados para seleções.

A reinauguração do espaço aconteceu no sábado, 06, durante uma tarde com diversas programações, que iniciou com dois jogos válidos pelo Estadual: sub-15 feminino e sub-17 masculino; em seguida foi realizado um ato solene com a presença de autoridades e representantes do CBX e da Federação Catarinense de Basquete; e por fim, um jogo entre autoridades e ex-atletas do Clube.

“O basquete de Xaxim é uma família. Nós trabalhamos valores morais com os atletas e suas famílias e buscamos mostrar que a dedicação e os treinos podem levar a conquistas importantes. Eu por exemplo, nunca fui convocado para uma seleção, mas tive como meta ser treinador para levar o nome de Xaxim o mais alto que eu pudesse. E hoje, já colhemos muitos frutos. E assim é a vida, com coragem e foco tudo é possível”, exclama o treinador Ivan Atolini.