PREFEITURA DE XAXIM ADIA PRAZO PARA PAGAMENTO DO IPTU DEVIDO À PANDEMIA

OUTRA NOVIDADE É QUE ESTE ANO O CONTRIBUINTE TERÁ MAIS DESCONTO EM COTA ÚNICA OU MAIS PARCELAS PARA FAZER O PAGAMENTO.

O contribuinte xaxinense já pode imprimir pela internet ou retirar o carnê do imposto predial territorial urbano (IPTU 2021). O carnê está disponível no site da prefeitura e no departamento de tributação e fiscalização do município. Também estarão disponíveis as guias de alvarás e ISS (imposto sobre serviços de qualquer natureza) do exercício 2021.   Este ano há novidades quanto ao pagamento do IPTU em Xaxim, uma delas é o prazo para o pagamento que foi estendido para maio. Além disso, o desconto para quem optar em pagar em cota única está maior, sendo de 10% com vencimento para 10/05. Quem estava em dia com o tributo até 31 de dezembro de 2020, terá mais 10%, totalizando 20% de desconto.   O contribuinte que optar em parcelar o IPTU, poderá fazer o pagamento em até cinco vezes. A primeira parcela tem vencimento em 10/05, a segunda em 10/06, a terceira em 10/07, a quarta em 10/08 e a quinta em 10/09.   Para o secretário de administração, Beto Grasel, dar mais desconto para cota única, valorizar o contribuinte em dia, estender o prazo para o pagamento e oportunizar mais parcelas é um incentivo à população diante da situação econômica devido à pandemia.   “Com o prazo estendido, nosso munícipe consegue se organizar melhor e só vai pagar no mês de maio. Outra alternativa bem acessível é o parcelamento em até cinco vezes e não mais em apenas três, como foi no ano anterior. É importante que o contribuinte fique em dia com seu tributo, porque isso ajuda a fazer uma cidade melhor”, garante.   Por causa da pandemia a orientação é que o contribuinte imprima seu carnê via internet, evitando filas e aglomerações no setor de tributos da prefeitura.   “É uma alterativa mais fácil, prática e ainda resguarda a saúde de quem precisa do serviço. O carnê está disponível para impressão no site da prefeitura: www.xaxim.sc.gov.br”, orienta Beto.