Executivo Municipal é informado da suspensão de cirurgias eletivas pelo Hospital Frei Bruno

Xaxim – Nos últimos meses a maioria dos hospitais públicos e conveniados com o Sistema Único de Saúde (SUS), em todo o Estado de Santa Catarina, estão suspendendo a realização das cirurgias eletivas. O motivo é a falta de pagamento por parte da Secretaria de Estado da Saúde, que por sua vez, justifica não receber o repasse do Governo Federal para pleitear os gastos.

O Vice-prefeito do município, Dr. Luis Felipe Diniz Fagundes, explica que as cirurgias eletivas são os casos que podem ser agendados para datas futuras, sem colocar em risco a vida do paciente, ao contrário das cirurgias de urgência (que continuam sendo realizadas normalmente), que devem ser realizadas no momento do diagnóstico, por colocar em risco a vida do paciente ou gerar sequelas futuras.

O Governo Municipal, através da Secretaria de Saúde, recebeu no último dia 27 de novembro um comunicado da direção do Hospital Frei Bruno (HFB), informando sobre a suspensão de cirurgias eletivas. Dr. Diniz afirma que o Hospital Frei Bruno é conveniado pelo SUS e não tem como manter a realização das cirurgias eletivas, sem ser ressarcido pela Secretaria de Estado da Saúde. “Tendo em vista o não recebimento dos recursos para a realização das cirurgias eletivas, desde o mês de agosto e levando em consideração que o Hospital Frei Bruno é um hospital conveniado pelo SUS, essas cirurgias foram suspensas temporariamente, até que o repasse seja efetivado. A partir do momento em que o Governo Federal colocar esse pagamento em dia, o trabalho das cirurgias eletivas voltará a ser realizado,” afirma Dr. Diniz.

O Vice-prefeito detalha o problema: “O motivo pelo qual os hospitais não estão realizando as cirurgias eletivas, é que não possuem condições financeiras para adquirir os materiais necessários para os procedimentos. Então, eles tiveram que optar pela realização das cirurgias só em casos de urgência. Se fossem fazer as eletivas, eles não teriam condições de fazer aquelas de urgência. As cirurgias de urgência são prioridade, porque se não forem realizadas, podem causar riscos para a vida do paciente. Já as cirurgias que são eletivas, fazem menção a toda cirurgia que não implica em riscos para o paciente e que pode aguardar alguns dias”, afirma Diniz.

“O Hospital Frei Bruno só veio a suspender agora, nesse mês de novembro e os demais hospitais já estão com as cirurgias suspensas, desde outubro, inclusive em Florianópolis. Tínhamos pacientes nossos, aqui de Xaxim, que tinham procedimentos agendados em Florianópolis e foram suspensos,” finaliza o Vice-prefeito.

Preocupado com a situação, o Executivo Municipal já entrou em contato com a regional de saúde e com a Secretaria de Saúde do Estado. “Esperamos que antes do final do ano, esse problema se resolva. Convém ressaltar que isso é em todo o Estado. Também ressaltamos que as cirurgias desmarcadas serão reagendadas. A Secretaria Municipal de Saúde, também continua encaminhando procedimentos mais complexos, não realizados em Xaxim, para outros centros de referência,” finaliza.

Patrícia Vanzin – Jornalista
Departamento de Comunicação e Cerimonial