Professores xaxinenses participam de capacitação do PNAIC em matemática

Professores da Educação Infantil e Alfabetização participaram na noite desta segunda-feira (20), na Escola Básica Dom Bosco, de uma capacitação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Com o tema “Desenvolvendo a Compreensão em Matemática”, o encontro foi oferecido pelo Somos Educação, que é o principal grupo de educação básica do Brasil em parceria com a Prefeitura de Xaxim por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

De acordo com a Coordenadora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Sônia Maria Priori, “faz parte do senso comum entre matemáticos e educadores em geral que a matemática deve ser compreendida pelas crianças. Logo, a capacitação propôs uma reflexão sobre como as crianças aprendem matemática, a partir do uso de estratégias que partem das próprias crianças, tendo os professores como interlocutores neste processo”.

Ainda, a Coordenadora Pedagógica ressalta que “o trabalho foi muito além das expectativas. Dinâmica, a palestra trabalhou teoria e prática com excelência. As professoras participantes relataram a satisfação em integrar a capacitação e a motivação de aplicar os conhecimentos em sala de aula”.

A capacitação contou com o trabalho das formadoras locais Erli Miback e Marelice Sonaglio. Também da palestrante Fernanda Alves, do Grupo de Projetos de Formação Docente, que é doutora em Educação Científica e Tecnológica.

Jornalista Janquieli Ceruti